Aviação Experimental

Aviões experimentais são aeronaves que entre outras caracteristicas, possuem peso superior a 750 kilos, e o tripulante deve  estar habilitado com  uma licença no mínimo de PP (piloto privado).






Os ultraleves entre outras caracteristicas, tiveram seu PMD (peso máximo e decolagem) alterado para até 750 kilos. A maioria dos aviões experimentais estão na categoria de ultraleves.


Atualmente temos mais de 70 aeronaves sendo contruidas por amadores e a grande maioria ultraleves, que poderão ser pilotadas com habilitação de CPD ou  CPR (certificado de piloto desportivo ou de recreio)


Quantos pilotos voam essas aeronaves?

A  maioria dos pilotos são proprietários de suas aeronaves experimentais.
Portanto o numero de pilotos deve estar próximo ao numero de aeronaves.



Onde posso obter mais informações sobre aviação experimental? 

O site da ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) fornece muitas informações importantes sobre aviação experimental


Quantos importadores de kits experimentais atuam em territorio nacional?


Não há especificamente importadores de kits. O DAC não permite a comercio e importação neste setor. O interessado deverá procurar um despachante e providenciar a documentação necessária, para importar o kit que após aprovação do COTAC terá redução nos impostos.


Qual o preco mais baixo de uma aeronave experimental? E o preço mais alto?


Existem aeronaves contruidas pelos seus proprietáros e prontas para voar, a partir de US$ 10.000,00. O valor mais alto depende do modelo, avionics, motor, etc...



Quais subcategorias estao sob o guarda-chuva da aviação experimental?

A Abraex está voltada mais para a construção amadora, apesar de haver aeronaves homologadas que sofreram modificações
e se tornaram experimentais.



Quais sao os modelos de aeronaves mais populares em cada categoria?


A aeronave de construção amadora mais popular aqui no Brasil é o KR2.
Usa madeira na sua construção, dois lugares e motor WV convertido para uso aeronáutico.



O que e preciso para comprar e pilotar uma aeronave experimental? Quais as exigencias?

A Abraex incentiva a construção amadora, mas vc pode comprar uma aeronave pronta. Para pilotar existe escolas e aeroclubes que formam pilotos de ultraleves.

As exigências são exame medico, curso teórico e o mínimo de 15 horas de vôo para a licença 

CPD, 30 horas de vôo para CPR.


Quais os principais propositos da aviação experimental no Brasil? Para que os pilotos 
usam as aeronaves?

A Aviação experimental incentiva o interessado a desenvolver suas
habilidades, principalmente  quem procede do aeromodelismo e aqueles que procuram o prazer de voar a custos mais abaixos. As aeronaves são usadas exclusivamente para o lazer, sendo proibido o seu uso para fins comerciais.



A aviacao experimental brasileira é segura? Por que?

A avião experimental é usado por conta e risco próprio.
Se torna segura porque o usuario do avião experimental é o proprietário,  troca informações nas associações, nos clubes e finais de semana, providência ou faz a própria manutenção adequada e segue corretamente os procedimentos e técnicas consagradas de manutenção e construção.


Quais as expectativas da Abraex para o futuro da aviação experimental brasileira?


Esperamos crescer em nivel nacional, com o aumento de diretores regionais e consequentemente  o numero de sócios.


A Abraex é uma entidade sem fins lucrativos constituida por uma diretoria dedicada que se reune  todas as terças feiras no Aeroclube de São Paulo para um bate papo informal com os sócios, apoiando e incentivando no que for possível, o desenvolvimento da nossa aviação.



Consultar os RBHA 37(construção) e 103A(habilitação) na seção Legislação do site www.abraex.com.br